quinta-feira, 1 de julho de 2010

Carne corada, light e gostosa...


Você sabe como deixar a carne(gado/frango/porco) com aquela cor douradinha e ao mesmo tempo light ??
Primeiro eu tempero a carne, nesta receita eu usei o caldo "Good Light da Maggi" com um detalhe de Shoyo (só um detalhe, pois o shoyo é salgado).

Em seguida coloco um fio de óleo em uma panela com T-Fal (assim não deixo o douradinho colado na panela) e 1 pitada de açucar (combina muito bem com o Shoyo). Quando o açucar começar a dourar (cuidado para não queimar) coloco a carne em fogo alto e vou virando, até ficar na cor/ponto da foto abaixo.
Neste ponto eu acrescento a cebola, alho...
Conforme vai secando vou acrescentando agua com um pouco de shoyo, tipo 1 c.sopa para 200 ml.água. Eu sempre, sempre mesmo, uso o Shoyo em pequena quantidade misturado com bastante água, assim não tem erro...Por que se colocar puro, acaba ficando salgado.
Notou as DUAS panelas acima ??
Aqui tem uma dica para as iniciantes na cozinha....Sempre que quizer uma carne dourada, coloque POUCA carne na panela e use fogo alto, por que enquanto a carne cozinha ela desprende água/suco, então quanto mais carne, mais suco. E se tiver muito liquido na panela, a carne acaba cozinhando e não tostando.
Repetindo...pouca carne e fogo alto enquanto estiver dourando. 
Depois que estiver com aquela cor linda, você escolhe o molho...Pode ser branco, tomate ou caipira mesmo. Nesta receita eu escolhi caipira, que é só adicionar um pouco de fécula de batata ou maisena para engrossar o molho.
Eu particularmente prefiro a Fécula de Batata, pois eu acho que a comida fica com mais brilho...
Esta receita é "Supimpa" pois alia pouca gordura com beleza (carne douradinha)  e Shoyo. Este tempero é particularmente bom para nós mulheres, pois ajuda na reposição hormonal..
Não ficou lindo??  Dá para perceber pela foto que não tem gordura no molho...
E acreditem, ficou uma delicia...
Qualquer dúvida, estou à disposição, Ok ??

Um comentário:

Seu comentário me faz feliz !!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.